logo-footer         

Curso de Música da UFOP no SiSU!

 

A partir de 2019, as vagas do curso de Música da Universidade Federal de Ouro Preto serão oferecidas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). 

O curso, que é voltado para a formação de professores de Música (Licenciatura), passou por várias modificações na matriz curricular. O novo currículo vai além da formação do aluno para a sala de aula, preparando-o também para a pesquisa e para o aprimoramento instrumental. As alterações vêm da necessidade de adequação às novas linguagens. Outro aspecto considerado são os alunos que, em geral, buscam não apenas o título de professor de Música, mas também almejam lidar com novas tecnologias, com engajamento e pesquisa.

A nova matriz curricular contemplará os seguintes eixos: ensino e aprendizagem com direcionamento pedagógico, disciplinas específicas de ensino da música e disciplinas teóricas, como musicologia, filosofia e ciências humanas, auxiliando o aluno a refletir sobre as dinâmicas culturais em que a música se coloca. Os componentes curriculares voltados para o aprimoramento instrumental e vocal perpassam a matriz em todos os períodos do curso.

Em conformidade com a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas), 50% das vagas são reservadas aos candidatos egressos de escolas públicas. Saiba mais sobre como funciona o sistema de cotas, leia esta matéria.