A seleção dos estudantes para os cursos presenciais da Universidade Federal de Ouro Preto é realizada em sua maioria pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação (MEC). A plataforma www.sisu.mec.gov.br utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), para classificação e seleção de candidatos a mais de 40 cursos presenciais da Universidade.

Para os cursos de Artes Cênicas e Música, é necessário realizar a prova de Aptidão Específica, valendo-se também da pontuação da prova de Conhecimentos Gerais e Redação do ENEM, conforme Edital específico.

Os cursos de graduação a distância (EAD) não são ofertados no SiSU, mas utilizam o ENEM como etapa única, também com Edital específico.

Coordenadoria de Processos Seletivos
Pro-Reitoria de Graduação